“Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe onde ir” – Sêneca
É sempre muito empolgante começar um projeto de design system. A ansiedade para colocar a mão na massa é gritante, principalmente quando somos bombardeados pelos maravilhosos exemplos que já existem por aí. Mas calma! Não vá se aventurar mar adentro na implementação de um design system sem antes se preparar para a jornada!
Processos são fundamentais
A construção de um design system é um processo profundamente colaborativo, que integra diferentes competências ao longo de suas fases. É importante lembrar que ele funciona como um organismo vivo, o que torna seu ciclo de desenvolvimento contínuo e evolutivo.
Gosto de utilizar como referência o modelo do triplo diamante, criado pela Zendesk, que, ao contrário do duplo diamante, incorpora fases de validação que aumentam significativamente a confiabilidade das entregas. Quando se trata de um produto destinado a ser consumido por outros produtos, garantir uma alta taxa de assertividade é essencial.
O modelo “Triple Diamond”
Na busca pela entrega de uma experiência otimizada e entendendo que a experiência não é idealizada apenas pelo time de design, a Zendesk desenvolveu o modelo “Triple Diamond” com foco nas etapas de descoberta, definição e desenvolvimento. Ele é pautado em 3 principais marcos:
- Insight inicial – nesta fase se entende profundamente as necessidades e desafios dos envolvidos. Contempla pesquisas, entrevistas, análises de dados e demais técnicas que possam adquirir insights de valor.
- Planejamento – com os insights em mãos, chegou a hora de transformá-los em soluções viáveis, baseadas em estratégias sólidas.
- Entrega – consiste em desenvolver e validar a solução, além das estratégias de distribuição para o usuário final.
Dentro do marco “entrega” ainda há marcos internos:
- Código completo – contempla todas as etapas de codificação, incluindo testes e validações de atributos de aceitação.
- Acesso antecipado – lançamento de “betas”, revisões seguras, etc.
- Disponibilidade generalizada – todos os clientes passam a ter acesso ao produto ou feature.
- Lançamento público – o marketing entra em peso para divulgar o produto ou feature.
Insight inicial
O maior erro que cometi durante a implementação de um design system foi pular a etapa de discovery. Conhecimento é imprescindível para um começo tranquilo e certo de onde quer chegar. Também possibilita:
- Um planejamento estruturado, com a compreensão dos desafios e oportunidades que podem surgir, o que ajuda a delinear um plano de ação mais eficaz.
- Tomadas de decisões mais assertivas, que são baseadas em informações sólidas, reduzem o risco de erros e aumentam as chances de sucesso.
- Flexibilidade e adaptação, já que é possível antecipar mudanças no ambiente ou nos objetivos, permitindo que ajustes estratégicos sejam feitos de forma proativa.
Diante disso, nem preciso falar que pesquisas devem ser realizadas de forma cíclica, né?
Nesta etapa, procure conhecer profundamente o ecossistema em que está inserido, as dores, as oportunidades, as tecnologias, pessoas, processos, bibliotecas, infraestrutura… Todas essas informações são essenciais para identificação de problemas e, consequentemente a definição de abordagens para a construção do DS.
Planejamento
O planejamento atua como um elo essencial para transformar os problemas e oportunidades identificados no problem discovery e problem definition em um conjunto estruturado de soluções e decisões estratégicas. É nessa etapa que se detalham elementos cruciais, como governança, arquitetura de tokens, guidelines e ferramentas indispensáveis para sustentar o design system a longo prazo.
Além disso, os insights obtidos durante o discovery tornam-se insumos valiosos para alinhar expectativas entre as partes interessadas, estabelecer objetivos claros e priorizar entregas que efetivamente agreguem valor ao negócio e aos times envolvidos.
O planejamento também garante que o design system seja escalável e flexível, permitindo adaptações futuras à medida que o ecossistema do produto evolui. Ele também serve como um norteador para as etapas seguintes do Triple Diamond, evitando retrabalhos e promovendo uma integração mais fluida entre design, tecnologia e negócio.
E mais uma vez, preciso destacar a importância da fase de pesquisa: Ela é é essencial na compreeção de que não há uma receita pronta para a criação de um design system. Cada solução deve ser construída com base nas necessidades específicas do negócio, respeitando as particularidades de cada ecossistema.
Entrega
Agora sim é hora de colocar a mão na massa! Este é o momento em que os esforços das fases anteriores são traduzidos em resultados tangíveis que impactam diretamente os usuários e os times que utilizarão o sistema.
Nesta fase, devo salientar a importancia da distribuição segmentada para ter mais controle do uso e da coleta de feedbacks. Escolha uma fatia do seu ecossistema que terá o primeiro acesso ao sistema. Realize um release programático, monitore os dados coletados e, sempre que necessário, retorne às fases anteriores do Triple Diamond para ajustar e aprimorar o sistema com base nos aprendizados obtidos.
À medida que o design system evolui, planeje cuidadosamente a expansão para outras partes do ecossistema. Esse crescimento gradual e controlado garante que o sistema se adapte às necessidades reais e seja adotado de forma consistente. Lembre-se: um crescimento controlado é um crescimento sustentável e saudável.
Bom trabalho!